Plantas e Decoracao

Hoje falaremos das plantas quando usadas na decoracao.

Eu sempre tive vontade em ter um cantinho para cuidar de plantas. Além de trazerem uma outra vida a qualquer ambiente, elas nos levam a ter um contato próximo com a natureza, que ao meu ver, faz um bem danado para corpo e mente.

Ao mudar de apartamento, essa foi uma das minhas poucas (ahammm) exigências. Fui a uma loja de paisagismo e escolhi as plantas nao apenas pela aparência, mas pela facilidade da manutencao das mesmas. Nao menos importante, é saber o ambiente adequado para sua plantinha, que pode ser na sombra, diretamente exposta ao sol, ou meio a meio.

Tirei algumas fotos e anotei todas as explicacoes necessárias para mantê-las saudáveis e lindas. Vejamos:

FICUS

A foto foi tirada à noite. As folhas sao mais clara que na imagem

Precisa de:

3 Copos de água a cada 3 dias.

4 colheres de café de fertilizante, a cada 3 meses.

Essa planta é bastante utilizada em jardins e fachadas de edifícios, e pode tranquilamente ficar numa varanda que receba alguma claridade. Nao recomendada para interiores. Ela cresce rápido (e muito). Deve ser aparada de acordo com o “gosto do cliente”, que pode moldá-la em formato quadrado, redondo… Ou da maneira que cada imaginacao permitir!

O cachepó é de barro pintado e Casca de Pinus foi a escolha para forrar o vaso.


JIBÓIA

Feinha, mas tenho carinho por ela...

Precisa de:

2 copos de água a cada 3 dias.

2 colheres de café, a cada 3 meses.

Essa nao é nenhuma planta decorativa, mas nao é por isso que podemos discriminá-la, né? Ela é usada para ambientes com mais espaco, e perdeu um pouco do seu brilho diante das plantas mais bonitinhas.

Meu marido cismou com ela, e eu nao pude dizer nao… Cascas de Pinus foram usadas, mas minha preferência era por pedras brancas, para dar um contraste legal. Mudarei em breve.


PLEOMELE

Lindinha da mamae =)

Precisa de:

2 copos de água a cada 3 dias.

3 colheres de café de fertilizante, a cada 3 meses.

A Pleomele é linda. Ela existe em outras tonalidades escuras, mas eu queria uma planta mais clara, e ela foi a escolhida. A pedra branca contrasta com a cor do cachepô, que é feito de folhas de bananeira. Haviam opcoes mais modernas, mas normalmente dou preferência aos produtos feitos com fibras naturais, como palha, por exemplo.


RAPHIS

Precisa de:

3 copos de água a cada 3 dias.

2 colheres de fertilizante a cada 3 meses.

Eu acho que a Raphis foi uma excelente escolha! O paisagista disse que ela dura uma vida toda, e precisa apenas do básico para estar sempre vistosa! A princípio, eu queria uma palmeirinha clean e básica, mas ele me alertou que elas nao sao muito felizes em ambientes fechados…

As pedras brancas e o cachepô sao os mesmos usados na Pleomele.


ESPADA DE SAO JORGE

Espada de Sao Jorge

Precisa de:

1 copo de água por semana.

1 colher de café de fertilizante, a cada 3 meses.

Essa planta se tornou elitizada, e é a queridinha dos designers de interiores. Além de linda, ela combina em quase todos os cantinhos, ou seja: super versátil!

Pode ser encontrada em tons mais claros e escuros. Eu preferi essa =)

A casca de pinus foi usada para sobressair no cachepô  branco.

Outra dica do paisagista é borrifar água nas folhas umas duas vezes por semana, além de limpá-las com um pano úmido quando estiverem empoeiradas. Muitas pessoas se esquecem desse detalhe que faz TODA diferenca.

A Jibóia atua como uma trepadeira e nao tem limites para crescer. Com um barbante e pedacinhos de madeira, a direcionamos como quisermos. O mesmo vale para a Pleomele, que se ajustará de acordo com a maneira que vc une os galhos.

Ter plantas é um prazer, mas exige  certa dedicacao e conhecimento. Antes de comprá-las, procure a orientacao de um profissional que lhe  dará as coordenadas necessárias. Muito verde, sempre!

Carpe Diem =)



9 comentários sobre “Plantas e Decoracao

  1. Pingback: Decorando a sala… « Ck Beauty

  2. Adorei sua Jibóia e a Espada de São Jorge. Qual fertilizante eu coloca para essas plantas, poderia me dizer? Quanto tempo demorou para sua Jibóia ficar desse tamanho? Adorei seu blog. Parabéns!^^ Até!

    • Olá, Christiane!
      Então… Já comprei a jibóia desse tamanho mesmo. O fertilizante que uso pode ser encontrado em casa de materiais de jardinagem, e nao deve custar mais que 5 reais (um saco médio).
      A cada 3 meses, coloco 3 colheres de café de fertilizante. Beijos!

  3. OLÁ!!!
    estou iniciando no mundo das plantas e arrisquei a Jibóia p/começar.
    Dizem que a maioria das plantas que tem manchas brancas nas folhas, podem ser tóxicas ou até mesmo venenosas. é verdade?
    Quantas vezes por semana devo regá-la?
    ela gosta de sol?

    um beijo,obrigada!

    Patrícia

    • Patty,

      Nao sou uma grande entendedora de plantas, e realmente nao sei se manchas brancas significam que elas sejam tóxicas =(
      Mas a jibóia deve ser regada três vezes por semana, e sempre que possível, é interessante que vc borrife água nas folhas e lustre com um paninho seco. A Jibóia fica ainda mais bonita quando as suas folhas estao limpinhas…
      Beijos!

Deixe um comentário

